segunda-feira, 25 de abril de 2011

PLANILHAS DE PREÇOS OFICIAIS - SEOP - SINAPI - ATUALIZADOS

Todas as obras e serviços contratados com base nas regras da Lei de Licitações são sujeitos ao cumprimento das tabelas oficiais - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) e Sistema de Custos de Obras Rodoviárias (Sicro).

A Caixa Economica Federal disponibiliza mensalmente as tabelas tanto para insumos quanto para serviços, os preços são atualizados e pesquisados em Belém.

"Mensalmente, a rede de coleta do IBGE avalia em todas as capitais brasileiras os preços de materiais e equipamentos de construção, além dos salários das categorias profissionais em estabelecimentos comerciais, industriais e sindicatos da construção civil. A Caixa é responsável pela manutenção da base técnica de engenharia, base cadastral de coleta e métodos de produção."

Segue o link:


Encontra-se também disponível a Tabela de Preços da Secretaria Executiva de Obras Públicas do Estado do Pará - SEOP, março de 2011, também muito utilizada nos orçamentos de obras estaduais e municipais.

Segue o link:



FISCALIZAÇÃO DOS CREAs

Há muitas dúvidas e interpretações equivocadas por parte da sociedade com relação as verdadeiras e regulamentadas funções dos Conselhos Regionais de Engenharia, uma das principais é com relação a fiscalização dos serviços técnicos pelos Conselhos, quando o cidadão se depara com uma placa do CREA "FISCALIZAÇÃO CREA", em frente a uma obra, o cidadão gera a expectativa de que aquela obra ou serviço técnico está regularizado perante o CREA, todos os seus projetos aprovados e com profissionais habilitados, um grande equívoco...

Em alguns CREAs, há placas diferentes para informar a Sociedade com relação a regularização ou não de uma obra ou serviço, são usadas placas vermelhas para obras irregulares, verdes para obras regularizadas, etc...

Logo a Placa apenas significa que aquela obra ou serviço foi fiscalizado pelo CREA, foi notificado a se regularizar...

Todavia a regularização perante os CREAs é somente o registro de um responsável técnico pela obra ou serviço, através da A.R.T. - Anotação de Responsabilidade Técnica, um registro que o profissional emite pela internet e que garante para a sociedade que aquela obra está sob sua responsabilidade técnica, no entanto os CREAs não analisam projetos, cálculos estruturais, etc. Não fiscalizam o serviço técnico em si, que cabe as prefeituras e aos demais órgãos, somente a presença ou não de um responsável técnico, no caso de uma obra residencial, o fiscal do CREA solicita em primeiro lugar a A.R.T. para verificar quem é, ou quais são os responsáveis técnicos por todos os serviços existentes: arquitetura, fundações, estruturas, instalações hidrossanitária e instalações elétricas, tanto os responsáveis pelos projetos quanto por suas execuções.

No caso do fiscal se deparar com uma obra ou serviço sem a devida A.R.T., o mesmo notifica o proprietário a apresentar um responsável técnico, caso o proprietário se negue, será lavrado o Auto de Infração pelo agente fiscal, gerando uma multa, persistindo a irregularidade ocorrerá os tramites processuais ocasionando em dívida ativa...

A atividade fim dos CREAs é a fiscalização do exercício e da atividade profissional para assegurar à sociedade a prestação de serviços por profissionais habilitados.

É função do Conselho coibir a atuação de leigos, que é perigosa pois coloca em risco a segurança da população. Para exercer legalmente a sua profissão, profissionais da área tecnológica precisam fazer seu registro nos CREAs, como previsto na Lei 5.194/66.


O registro no Conselho e a anotação de A.R.T. garantem ao profissional a legalidade do exercício profissional, além de resguardar a população, uma vez que o profissional que se responsabiliza por um empreendimento responde criminalmente por todas as etapas do serviço.